Membros da Secretaria de Cultura de MG discutem, em Ipatinga, os caminhos para o desenvolvimento da cultura mineira

0
124

Programação conta com reunião do Conselho Estadual de Política Cultural, encontros, seminário e visita a espaços e grupos culturais

Na próxima terça-feira, 12 de novembro, a subsecretária de Estado de Cultura, Rute Assis, a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras, e um grupo de profissionais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) chegam a Ipatinga para uma série de atividades gratuitas e abertas ao público interessado na área cultural. A programação é realizada com apoio do Instituto Usiminas e Prefeitura de Ipatinga.

Publicidade

Um dos destaques será o “Fala Cultura”, programa de diálogo da Secretaria voltado para agentes, produtores e artistas. O evento é uma oportunidade de esclarecer sobre as possibilidades de fomento e incentivo ao setor e ocorre no Centro Cultural Usiminas, das 17h às 19h30.

A programação conta ainda com visitas a grupos artísticos e espaços culturais da cidade e um encontro com empresários locais para esclarecer dúvidas sobre a utilização dos incentivos fiscais na Lei Estadual de Cultura.

Na quarta-feira, dia 13, o Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga, recebe das 9h às 16h, a 29ª Reunião do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec), composto por 17 representantes do Poder Público e 17 representantes da sociedade civil organizada, sendo presidido pelo secretário de Estado de Cultura, Marcelo Matte, que será representado pela subsecretária de Cultura, Rute Assis. A missão do Conselho é acompanhar a elaboração e a implantação das políticas públicas do Estado para a Cultura.

A subsecretária de Estado de Cultura, Rute Assis, celebra a chegada a Ipatinga, uma das principais economias de Minas, com o maior PIB per/capita da região e um dos maiores do Estado. “Ipatinga é vocacionada para o desenvolvimento econômico e para a Cultura, reúne diversas indústrias que investem muito e historicamente em projetos culturais. A cena artística é referência no Estado”, destaca.

Rute Assis reforça ainda a importância de descentralizar as ações da Secult. “Temos procurado trabalhar de forma descentralizada, desconcentrar recursos e ampliar as iniciativas para as diversas regiões do Estado. Temos uma série de editais, alguns com foco no interior e nas culturas populares, para serem lançados”, explicou.

Programação:

12 de Novembro de 2019 (Terça-Feira)

Visita Conselheiros

Horário: 13h às 16h.

Locais: Academia Olguin; Centro Cultural Usiminas; Espaço Hibridus / Ponto de Cultura; Estação Memória Zeza Souto; Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa com apresentação das Escolas Municipais de música e artes cênicas / Parque Ipanema

Seminário Investimento Cultural

Horário: 15h30 às 17h

Local: Centro Cultural Usiminas

Mais informações: 31.3824-3657

Fala Cultura

Horário: 17h às 19h30

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Mais informações: 31.3822-2215

13 de Novembro de 2019 (Quarta-Feira)

29ª Reunião Ordinária do CONSEC

Horário: 9h às 16h

Local: Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.